Como alterar os servidores de DNS a nível do Router

Se optar por fazer esta alteração ao nível do Router, todos os dispositivos ligados à sua rede de casa utilizarão automaticamente os novos servidores de DNS. Não sendo necessário, portanto, a confguração individual de cada um.

MEO e Vodafone

  1. Através do seu navegador dirija-se à interface web do seu router, que deverá estar disponível no endereço IP 192.168.1.254, que deverá digitar na barra de endereços. Em alguns routers é necessário o acesso por cabo para aceder a esta. Caso lhe seja pedido login, deve proceder ao mesmo com o utilizador e password de administrador do router. Caso não saiba o login, é possível que o seu técnico o tenha escrito aquando da instalação. No caso de ser cliente MEO, o login tende a ser utilizador: Administrator e password: 3!play.
  2. No menu à esquerda dirija-se a Rede doméstica e em seguida a Interfaces. Deverá ser apresentado uma janela semelhante à seguinte
  3. Siga para LocalNetwork.
  4. Em seguida clique em Configurar. Ser-lhe-á apresentada a seguinte página:
  5. Em Pools DHCP clique em editar na Pool LAN_private.
  6. Em DNS primário e DNS secundário, inscreva o DNS da sua escolha. Para mais informações, por favor diriga-se à secção de perguntas frequentes. No meu caso utilizei o DNS da Google.
  7. Após clicar em Aplicar e reiniciar o router como indicado, estará a usar os seus novos servidores de DNS. Parabéns!

NOS

O router ZonHub não permite a alteração dos servidores de DNS a contactar para a tradução de um dado domínio. No entanto, permite definir entradas estáticas de DNS (pares domínio -> IP) que são servidas pelo router, e que substituem as entradas dinâmicas provenientes dos servidores de DNS da NOS. Não é aconselhável que utilize este método, mas se for um utilizador experiente, deverá seguir os seguintes passos:

  1. Através do seu navegador dirija-se à interface web do seu router, que deverá estar disponível no endereço IP 192.168.1.1. Deverá efectuar login com o username: home e password: zonnet.
  2. Em seguida dirija-se à opção Serviços.
  3. Depois à opção Servidor DNS.
  4. Adicione ou remova as entradas que pretender, ficando estas instantaneamente activas.