Como trocar alterar os servidores de DNS no Ubuntu e Kubuntu (Ubuntu com KDE)

Optamos por mostrar como fazer apenas nestas duas distribuições, uma vez que o ecossistema de Linux é extremamente variado e os seus utilizadores tendem a ser mais experientes.

Ubuntu Linux

  1. Abrir o Menu de Sessão, com o desenho da engrenagem, no canto superior direito, escolher a opção Definições do sistema...
  2. Na janela das Definições do sistema, na secção de "Hardware", abrir o ícone com a descrição Rede.
  3. Na janela da Rede, escolher a rede utilizada. À direita em baixo, escolher Opções.
  4. Escolher o separador de IPv4. Mudar o método para Apenas endereços automáticos (DHCP). Em Servidores DNS colocar os 2 IPs do servidor DNS, separados por vírgulas.
  5. Se ainda não tiver IPv6 em casa (todas as operadoras excepto MEO), salte este passo. Escolher o separador de IPv6. Mudar o método para Automático, apenas endereços. Em Servidores DNS colocar os 2 IPs do servidor DNS, separados por vírgulas.
  6. Após clicar em “Gravar” na janela anterior, estará a usar os seus novos servidores de DNS. Parabéns!

Kubuntu Linux

  1. Abrir o Menu de Rede, no canto inferior direito do ecrã. Premir o ícone com 2 linhas horizontais com uma bola em cada (ícone do editor de ligações).
  2. Na janela do Editor de Ligações, seleccionar a rede em uso e premir o botão Editar na barra de ferramentas.
  3. Na janela da ligação, seleccionar o separador IPv4. Escolher o método Automático (apenas os endereços). Em Servidores DNS, colocar os 2 IPs do servidor DNS separados por vírgulas.
  4. Se não for cliente MEO, salte este passo. Escolher agora o separador IPv6. Escolher o método Automático (apenas os endereços). Em Servidores DNS, colocar os 2 IPs do servidor DNS separados por vírgulas.
  5. Após clicar em Ok na janela anterior, estará a usar os seus novos servidores de DNS. Parabéns!